sexta-feira, 16 de abril de 2010

Falando das Promessas...


Na nossa geração cristã, ouvimos muitos dizerem a respeito das promessas de Deus. As pessoas confiam nessas promessas, buscam essas promessas; eu também sou assim, creio que você também seja assim, e nós realmente devemos ser assim. Porém o que eu vim por à reflexão hoje não é sobre crer ou não nessas promessas, que aliás independente da minha fé elas são reais, mas sim como nós temos visto elas.

Temos tomado posse das promessas de Deus apenas como promessas de sucesso e prosperidade nessa vida, esquecemos de olhar o verdadeiro sentido, esquecemos de ver qual é a condição para que essas promessas se validem a nós. Dizemos que vivemos das promessas de Deus, mas cremos nelas de forma errada.

Em nenhum momento Deus promete na bíblia fartura, felicidade constante, dinheiro, sucesso... ele promete sim, o básico para a nossa sobrevivência: o pão de cada dia, a roupa para aquecer-nos [etc]. Isso ele promete. A bíblia fala que o proprio Jesus não tinha nem onde recostar a cabeça, porém o básico para a sobrevivência humana ele tinha. O problema é que o nosso conceito de básico, está virando, na verdade, conceito de excedente.

O que passa do básico, queridos, é BENÇÃO e não promessa.

Muitas vezes vemos em textos bíblicos prosperidade, como a história de Jó, homem abençoado por Deus. Analisamos a fé dele e queremos ser prósperos como ele, só que fechamos os nossos olhos para o que precedeu tudo isso: o sofrimento de Jó, a provação pela qual Jó passou; e SE olhamos, vemos de maneira superficial e queremos exigir de Deus tudo o que ele fez por Jó. Mas será que para alcançar as bênçãos e promessas de Deus, estaríamos dispostos a passar pelo que Jó passou? Será que estaríamos dispostos a “passar pela cruz” e sofrer para termos tal prosperidade?

Indo mais além... por que também, nós só desejamos prosperidade material? Porque não desejamos ter prosperidade espiritual? Que é o que realmente importa pra Deus! Será que estaríamos dispostos a passar, por exemplo, pelo que Paulo passou para chegarmos ao nível espiritual que ele chegou e não nos importarmos com as coisas materiais? E ultrapassando isso tudo ainda, será que seríamos capazes de PEDIR a Deus para sermos provados para que no fim nos tornemos realmente fortes espiritualmente? Porque a bíblia é clara quando diz que a tribulação gera fé e perseverança.

Eu, particularmente, vejo uma humanidade que quer ver muito o agir de Deus de forma sobrenatural, de forma excepcional, isso é também conseqüência da visão errada que nós temos a respeito das promessas do Senhor.

É por esse e outros motivos que muitos se decepcionam e ainda colocam a culpa em Deus. Esperam promessas que Deus não fez e ainda O julgam infiel!

Realmente, não é fácil ser de Deus como muitos pensam que é, não é fácil sair da nossa zona de conforto e aprender a sonhar os sonhos de Deus. Isso é um exercício diário, é pratica, é oração, é leitura bíblica. Essa busca que é realmente viver segundo as promessas de Deus!

Uma coisa podemos ter certeza: as promessas de Deus vão se cumprir nas nossas vidas se fizermos a vontade dele. E em relação as bênçãos: Deus dá a quem ele quer, como ele quer e na quantidade que Ele quer, podemos ter sim, a certeza, de que o que ele der é o melhor pra nós. Seja pouco ou muito [aos olhos humanos] vai ser o melhor pra nossa vida e ele não promete aquilo que Ele não cumpre...sabe por quê?

Porque Deus é fiel!





Jéssica Marinho

Um comentário:

  1. Jéssica, sabe que esse post me tocou um pouco...sabe por que? querendo ou não, todos nós esperamos muito mais da parte de Deus, no que diz respeito as nossas supostas necessidades, mas não paramos pra analisar, que isso tambem depende um pouco de nós.
    Quando deixamos levar pelo coração, pra saber nossas necessidades, nem sempre dá certo.

    " O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?"

    ResponderExcluir