terça-feira, 7 de dezembro de 2010

A disciplina do amor


“Eu poderia falar todas as línguas que são faladas na terra e até no céu, mas, se não tivesse amor, as minhas palavras seriam como o som de um gongo ou como barulho de um sino.”
1 Coríntios 13.1(NTLH)

     No capítulo 13 de 1 Coríntios Paulo nos fala que a prioridade absoluta na vida dos cristãos deve ser o amor de Deus. Uma das principais coisas que Deus quer ensinar ao seu povo é como amar com o amor ágape. Ágape denota “uma benevolência invencível e boa vontade inconquistável que sempre procuram o bem maior da outra pessoa, independentemente do que ela faz”. É o amor em que a pessoa se doa livremente sem pedir nada em troca e sem considerar o valor de seu objeto. Ágape é mais um amor por escolha do que philos, que é o amor por acaso ou uma emoção humana; e refere-se mais à vontade de que à emoção. Ágape descreve o amor incondicional que Deus tem pelo mundo. Deus quer ensinar ao seu povo a amar com amor ágape, que vem de escolher com nossa vontade permitir que o Espírito Santo ame outras pessoas por meio de nós. O amor humano é sempre algo vazio e depende de humor e sentimentos. O amor ágape se vale do Espírito Santo para amar assim como Deus amou as pessoas.

    Uma das maiores disciplinas que um cristão pode colocar em prática em todas as suas atitudes, pensamentos, palavras e ações é o amor. Este requer que coloquemos de lado nossos sentimentos e desejos em benefícios dos outros e da causa da unidade da Igreja.
      A vida cristã é transparente, não-egoísta, cheia de integridade e de um excelente caráter. Uma pessoa cristã vê os relacionamentos pessoais como uma das mais altas prioridades da vida e encara a falha nessa área como algo muito preocupante. Porém, enquanto crescemos em nosso relacionamento de amor com Jesus Cristo e entendemos melhor e apreciamos o seu presente altruísta por nós, desejaremos crescer em nossa habilidade de demonstrar amor pelas pessoas.

Aprendendo a amar

     Talvez não exista advertência mais sábia a respeito de perigo de se experimentar o poder de Deus do que aquela registrada na carta de Paulo aos Coríntios. Eis aqui um povo que ele elogia e, ao mesmo tempo, disciplina de maneira muito firme. Assim como ele acolhe a experiência deles nos dons do Espírito. Ele também exige que eles aprendam a graça do Espírito – o amor.

    O chamado para crescer em amor é fundamental pra qualquer outro valor ou objetivo na vida cristã. 1 Coríntios 13 indica o caminho, chamando a atenção para a ausência de valor em qualquer realização, dom ou sacrifício quando o amor não é a fonte e o tempero de todos eles.

1.       A responsabilidade mútua (Gênesis 4.9)
Nós somos responsáveis pela maneira como tratamos os nossos irmãos e irmãs (de sangue e espirituais).
2.       O amor acolhe aqueles que nos fizeram mal (Gênesis 45.4)
Deus espera que demonstremos um amor perdoador e expressivo àqueles que falharam contra nós.
3.       O amor cristão sem segundas intenções aos estrangeiros (Levítico 19.34)
Lembre-se do quanto a rejeição fere e nunca a pratique. Trate os outros como uma família.
4.       Amando os outros (Salmo 15.1-3)
Permanecer na presença de Deus, falar gentilmente e nunca fazer fofoca ou desacreditar o seu próximo.
5.       Perdoando para ser perdoado (Salmo 86.5)
Deus deseja que exerçamos misericórdia de forma abundante, assim como a recebemos também de forma abundante.
6.       Ame os seus inimigos (Mateus 5.44-45)
Jesus nos exorta claramente a amarmos aqueles que demonstram animosidade (antipatia, inimizade) em relação a nós.
7.       Amando quem não ama você (Lucas 6.31-35)
Através da transformação pelo amor de Deus, nós somos capacitados a amar sinceramente aqueles que não merecem amor.
8.       Servindo as pessoas (João 12.26)
O amor desprende-se do status social e aceita um lugar mais simples entre aqueles a quem servimos.
9.       O mandamento do amor (João 15.12-13)
O amor de Deus nos capacita a esquecer o conforto e a compartilhar o tratamento e a dor do outros.
10.   O amor e a amizade cristã aumentam o nosso conhecimento de Cristo (2Pedro 1.7-8)
A natureza divina resolve conflitos pessoais liberando, assim, afeição e benevolência.


     Portanto, o amor é o que determina a verdadeira espiritualidade de uma pessoa. Tudo que uma pessoa possa fazer dentro do corpo de Cristo é considerado como nada, Paulo escreve, a menos que suas ações sejam acompanhadas pelo amor.
   
     Bom galera, mais um ano está chegando e junto com ele novas responsabilidades. Temos o costume de planejar um caminhão de coisas para fazer no “ano que vem”, que tal botarmos em prática esse amor que Deus quer que nós demonstremos por Ele, pelos outros e também na Sua obra. Afinal, Jesus Cristo nos deu a maior prova de amor, sacrificando a si mesmo por nós, quando ainda éramos pecadores, sendo não-merecedores de qualquer coisa ou ato que viesse Dele. O que nos resta é... armarmos uns aos outros como Ele nos amou.

“Portanto, agora existem estas três coisas: a fé, a esperança e o amor. Porém a maior delas é o amor.”    1 Coríntios 13.13


Por: Fernanda Pereira

3 comentários:

  1. " Deus quer ensinar ao seu povo a amar com amor ágape, que vem de escolher com nossa vontade permitir que o Espírito Santo ame outras pessoas por meio de nós. "

    Ual, Fê!
    Essa realmente foi nova pra mim e me fez refletir muito, mudou um pouco meu jeito de como
    pensava. Creio que Deus me usará desta forma, só ainda nao compreendo muito bem como fazer isto.

    O blog esta excelente, gostei muito.
    Me add no msn: rogerpitanga@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo Nanda!
    Pena que muitas pessoas se esquecem de amar o próximo, negligenciando a palavra de Deus, fazendo maldade em vez de caridade... e por ai vai! Mas creio que a mais difícil prova de amor seja o perdão, pois quando palavras que não deveriam ser ditas machucam o coração, quando sofremos com a maldade e inveja fica difícil perdoar!
    Eu peço constantemente a Deus que trabalhe o perdão em mim, mas quem tem uma ferida no coração fica mto difícil, mas sei que em Deus posso alcançar!
    Hoje com quase 25 anos eu aprendi a ficar em silêncio e praticar mais a oração / interseção pelo proximo! Aprendi a orar pelos que me perseguem e me desejam mal. Creio que essa seja uma prova de amor também, conforme Jesus nos ensinou!
    Que Deus abençoe toda essa nossa Juventude e que possamos estar praticando o amor ao próximo!
    Beijos ***

    ResponderExcluir
  3. Blog CHEIO do Amor de Deus. Vou voltar mais vezes e com mais tempo.

    Abraços.

    ResponderExcluir