domingo, 8 de agosto de 2010

Cegos seletivos, ou cegos intencionais?


Irmãos, ainda nao entendi o porque desse título, mas quando pensei em algo para se postar nesse blog, trouxe a tona, um assunto que ha muito tempo me incomoda.
Existem muitas pessoas, que são cegos seletivos, escolhem o que querem, e o que nao querem ver; Seja por opção própia, ou por que tem seus olhos "vendados" por dogmas que os impedem de ver, dogmas esses que podemos classificar em religião, sociedade, status...
Quero abordar um assunto, entrando nesse âmbito, pois hoje, só procuramos ver, o que nos agrada, e o que nossos olhos nao vêem, nao consideramos real.

"Tomé, chamado Dídimo, um dos Doze, não estava com os discípulos quando Jesus apareceu.

Os outros discípulos lhe disseram: "Vimos o Senhor! " Mas ele lhes disse: "Se eu não vir as marcas dos pregos nas suas mãos, não colocar o meu dedo onde estavam os pregos e não puser a minha mão no seu lado, não crerei"."

(Jo 20:24-25)

Tiramos por essa passagem, que a fé de Tomé, era muita pequena, pois estava junto com o Mestre, até ele morrer, vendo e vivendo os milagres que Ele fazia, e num momento crucial, nao pode crer, que Ele havia ressucitado. Homem de pequena fé, esse tal de Tomé.
Pois é queridos, mas olhando um pouco mas atrás, vemos uma das demonstrações de fé, desse discípulo, que julgamos ser sem fé.

"Então Tomé, chamado Dídimo, disse aos outros discípulos: "Vamos também para morrermos com ele"."
(Jo 11:16)

Sobretudo, também existem os cegos intencionais, o que quero tirar por isso irmãos, é que mesmo sem ver, precisamos acreditar, e acreditamos que temos um Deus, capaz de ficar conosco em todos os momentos, e para sermos salvos, só nos basta crer.

"Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos." (Hb 11:01)


O problema é o seguinte, o homem na sua busca incessante de encontrar Deus, e precisar ver para acreditar, resolveu montar imagens de seus deuses, para que pudessem adorar/venerar, esquecendo assim, do versículo citado acima, presente na Carta destinada aos Hebreus.
Isso não vem de agora, e já é citado em Êxodo:

"O povo, ao ver que Moisés demorava a descer do monte, juntou-se ao redor de Arão e lhe disse: "Venha, faça para nós deuses que nos conduzam, pois a esse Moisés, o homem que nos tirou do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu". Respondeu-lhes Arão: "Tirem os brincos de ouro de suas mulheres, de seus filhos e de suas filhas e tragam-nos a mim"."
(Ex 32:1-2)

O Bezerro de Ouro, dos israelitas, nada mais é, do que uma tentativa, de minimizar o poder de Deus, e exaltar as própias forças do ser-humano, dizendo que seriam capazes de "fabricar sua proteção", mas ao contrário dos israelitas, Moisés, estava em cima do Monte Sinai, na tentativa de entender um pouco mais de Deus, e aprendendo o que poderia fazer, para conduzir seu povo até a Terra Prometida, mas ao voltar, viu que o povo, havia difamado Deus, e tinha pecado contra Ele, e sua atitude de tristeza, foi marcada por quebrar as "Tábuas da Lei".

"Quando Moisés aproximou-se do acampamento e viu o bezerro e as danças, irou-se e jogou as tábuas no chão, ao pé do monte, quebrando-as."
(Ex 32:19)

O que quero mostrar com isso irmãos, é o seguinte, nesse texto, podemos identificar dois tipos de pessoas: "os que fazem bezerros", que são aqueles, que procuram fugir dos seus problemas, e a cada dia fazer um deus, que possa conduzí-lo, de acordo com sua vontade, negligênciando a vontade de Deus.
E o outro tipo de pessoas, que são aquelas que "sobem ao monte" (enquanto o povo fazia o bezerro de ouro, Moisés estava em cima do Monte Sinai). Esse tipo de pessoa, são aqueles que vão até o ápice, pra descobrir a vontade de Deus, indo contra a sua própia vontade, pra agradar a Deus.

"Então Jesus disse aos seus discípulos: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me."
(Mt 16:24)

E então, qual tipo de servo, você vai ser.
Que a graça e paz do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, estaja conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário