terça-feira, 24 de agosto de 2010

Lei ou Graça?

Os cristãos mais cansados são os que de alguma maneira desejam guardar a lei. Não é difícil de encontra-los. Melhor, são eles que te encontram e querem, ao ver que você não tem o mesmo amor à lei do que eles, te convencer de que se deve guardá-la.

Todo desejo de guardar a lei é diretamente proporcional a incredulidade do sujeito. Deve-se fazer uma escolha: ou a lei ou a . As duas juntas não dá pé! Até rimou...

A lei para nós não tem vantagem alguma. A única coisa que ela pode nos dar é cansaço. E como! Eu conheço muitos cristãos cansados, estressados. É você começar a conversar com eles e logo começam as cusparadas de leis, regras, preconceitos, acusações, profecias diabólicas e tudo mais que uma mente adoecida pode produzir.

Você reconhece um desses quando ele pronuncia a palavra condenação. Eles a adoram! Tem uma outra também que faz parte do seu cotidiano: julgamento. Dá para ver nos seus olhos o imenso prazer com que falam: condenação e julgamento. É o que resulta da adoração a lei. A boca vai falando daquilo que o coração vai enchendo.

Tem também os teóricos da lei. São uma versão mais nova dos escribas. Para defender sua posição legalista chegam a estudar grego e hebraico. Sabem o significado das palavras no grego original e no moderno. Estudam minuciosamente cada letra do velho testamento. Quando algum versículo contraria sua posição, geralmente é porque foi mal traduzido.

Suas bíblias são cheias de esquemas, desenhos, explicações, sinais. Se não for assim, fica difícil guardar tantas informações.

Tudo isso representa a falta da pura e simples em Jesus. Tal fé não necessita grandes explicações nem fadigas, visto que não há muito do que se convencer. Onde há graça, há somente paz e certezas e a fé em Jesus é representada muito mais através de gestos do que palavras.

Me chama muito a atenção as pouquíssimas palavras de Jesus a partir do momento em que foi preso até a hora da sua morte. Foi indagado pelos principais dos judeus e pelos romanos. Disse muito pouco. Em alguns momentos nem as perguntas respondia. Contra ele estavam religiosos que não possuem o hábito de ouvir. Eles tem medo, muito medo de encontrar alguém que mostre com a+b que estão completamente enganados.

Tudo o que Jesus dissesse entraria por um ouvido e sairia pelo outro. Um religioso legalista somente está interessado em confirmar o que já decidiu que é verdade O que Jesus teria para dizer somente faria aumentar o ódio daqueles que o queriam morto.

O cansaço que a lei provoca na alma provém do esforço de querer extrair dela algo que possa nos trazer paz.

O convite de Jesus é para entrar no descanso pela fé, sem leis nem regras, mas somente crendo que em Cristo tudo já está consumado.

A lei fadiga.

A graça descansa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário